quarta-feira, 18 de março de 2009

Os 3 Pontos na Maçonaria

Embora, no início, os três pontos fossem apenas sinais de abreviaturas, não demorou muito a se transformar em símbolo, ao qual foram dadas as mais variadas interpretações. De acordo com várias citações que foram feitas através dos tempos podemos observar as mais variadas colocações, onde os três pontos se tornaram ainda mais importantes dentro do conceito maçônico. Os três pontos, na posição de vértices de um triângulo eqüilátero, podem constituir o símbolo da divisa maçônica, que é a Liberdade, Igualdade e Fraternidade e para muitos outros simbolizam o Passado, o Presente e o Futuro.
De acordo com indicações do Rito Escocês, os três pontos devem estar em esquadro nos ângulos, sendo um no ângulo oriente meio-dia, outro no ângulo ocidente meio-dia e o terceiro no ângulo ocidente setentrião, formando assim também o simbolismo dos três pilares da loja, Sabedoria, Força e Beleza.
Para Oswald Wirth, os três pontos representam a Tese, a Antítese e a Síntese, isto é a idéia que se defende, a oposição que lhe é feita e a harmonia das idéias opostas.
A abreviação tripontada nem sempre é disposta na forma de um triângulo que repousa sobre sua base, pode ser encontrada sob outras formas e podemos dizer com bastante certeza que a abreviação maçônica dos três pontos nos vem da arte hieroglífica egípcia, onde era praticada.
Três anos são a idade do Aprendiz Maçom, três são os seus passos, três são os pontos que o Maçom coloca na frente da sua assinatura, dos quais, uma das interpretações simbólicas é a de que esses três pontos correspondem aos três vértices do Delta Sagrado, correspondendo ao ternário completo: Sabedoria, Vontade e Inteligência. Podemos verificar que os três pontos na ordem maçônicos são de muita importância, sendo para a vida do maçom um símbolo eterno e que não deixará de ser sempre importante no dia a dia do maçom, pois tudo esta sempre relacionado aos três pontos simbólicos da ordem.
T.'.F.'.A.'.
Fernando Coppola

10 comentários:

  1. São bons pontos para se estudar e aprofundar nas lojas. Gostei da forma pela qual foram expressas as idéias e conceitos.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da forma que, voce se espresou.

    ResponderExcluir
  3. Jackson Jonhson

    Deu para entender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Se é secreta por que seria ruim?

      Excluir
    2. amiga, concorda que se fosse aberta atrairia muitos curiosos, ela não é secreta, apenas para fazer parte a pessoa deve se mostrar dignas e ter as virtudes exigida pela fraternidade. bom dia para você meu anjo, espero que compreenda minhas colocações....

      Excluir
  5. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir