sábado, 21 de março de 2009

Livro da Lei

Na maçonaria, o Livro da Lei é o livro que se localiza no altar sagrado, que pode estar no centro da Loja ou em outras posições, dependendo do rito praticado.
Sua presença simboliza o Grande Arquiteto do Universo, isto é, a presença de Deus na loja maçônica, e nenhuma reunião pode ser iniciada sem antes acontecer a abertura ritualística do Livro da Lei.
O Livro da Lei possui esse nome genérico para se evitar qualquer tipo de sectarismo, pois, ao nominar o livro sagrado de uma reunião maçônica de qualquer título, seja Bíblia, Alcorão, Torá, ou outros, automaticamente estar-se-ia limitando o caráter ecumênico da Ordem.
Assim sendo, qualquer um que não seja da crença dominante de uma loja maçônica e queira prestar seu juramento em algum outro volume de Sagradas Escrituras que não o usual, pode requisitá-lo para seu uso.
A única restrição é que o volume deve conter, realmente, as Sagradas Escrituras de uma religião conhecida, e fazer referência à Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
T.'.F.'.A.'.
Fernando Coppola

Um comentário:

  1. Fiquei muito entusiasmado com o blog! Primeiro peço desculpa por minha visita,desde que não apropiada,mas por puro conhecimento e observação. Muito bom! gostei bastante do texto, e se possivel for,gostaria de ser honrado por esse"irmão" amigo outros textos e compilações!
    Desde ja agradeço , HARRYSON COSTA
    harrysonvida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir