domingo, 8 de março de 2009

HISTORIA DA LOJA ANTONIO DIAS CAMARGO 118

FUNDAÇÃO DA LOJA ANTONIO DIAS CAMARGO 26 DE OUTUBRO DE 1.962

HISTÓRIA

Com a mudança de nossa loja-mãe, Perfeita União 64, constituída basicamente de irmãos da colônia judaica,do bairro da Penha para o Palácio Maçônico, a região Leste ficou sem uma única oficina da GLESP.
Para alguns irmãos, dentre eles o irmão Manoel Garcia, os deslocamentos ao bairro da Liberdade seriam difíceis e então, somadas as circunstâncias, concluiu-se pela necessidade de fundação de uma nova oficina.
Considerada a exigência do então Grão-Mestre, Washington Pelúcio, de que a Carta Constitutiva seria expedida apenas se a nova Loja tivesse templo próprio, o irmão Garcia e a cunhada Carmem providenciaram a cessão de terreno do qual eram proprietários, e onde se encontra construído nosso Templo, para atender a exigência do Sereníssimo, possibilitando , assim, o início de nossa trajetória de formação de maçons.
A ORIGEM DO NOME ANTONIO DIAS CAMARGO
Havendo a necessidade da escolha de um nome para a loja que se formava, reuniram-se os irmãos fundadores com cada um fazendo sua sugestão quanto ao nome que deveria ser adotado como patrono. Posta em votação, a propositura do irmão Garcia, de Antonio Dias Camargo foi acolhida por unanimidade. Antonio Dias Camargo era o mentor dos trabalhos espirituais de um grupo do qual fazia parte o irmão Manoel Garcia, e que por diversas vezes se identificara com os IIr \ espíritas, com as suas qualidades de maçom no oriente do Rio Grande do Sul, antes de partir para o Oriente Eterno. Esclareceu-nos o Ir \ Garcia que, um mês após a Fundação, viajou para o Oriente de Porto Alegre, onde com o então Grão-Mestre do Rio Grande do Sul, o Ir \ Antão Chagas, pesquisou a vida de nosso patrono. Nos arquivos daquele Oriente encontrou dados sobre a iniciação de Natel Camargo(médico gaúcho, filho de Porto Alegre), membro da Aug \ e Resp \ Loj \ Orientação. O nome Antonio Dias Camargo seria para Natel Camargo seu nome maçônico, como o é para o irmão Garcia nos graus filosóficos.
ODE À 118

I Levantamos uma bandeira para um justo e merecedorembora um tombe na luta continua a rufar o tambor

IIÉramos dez, éramos poucos obreiros de valor somos hoje uma potência construtores em esplendor

III A semente foi lançada encontrou terreno fertilizador Salve Antonio Dias Camargo nosso irmão, nosso mentor

IV
Proteção à Cento e Dezoito oficina do fraternal amor nossa homenagem a todos obreiros em nome do criador.
De autoria do irmão Manoel Garcia

T.'.F.'.A.'.
Fernando Coppola

4 comentários:

  1. Olá!
    Muito interessante a origem do nome, sou neto da D. Celeste cuja casa era frequentada por vários IIr.´.
    Hoje sou filiado a ARLS Vinte de Agosto 134 e vou mostrar esse blog a minha familia.
    T.F.A.!!!

    ResponderExcluir
  2. francisco gonzalez8 de maio de 2011 às 20:09

    ARLS Antonio Dias Camargo 118,que todos os IIr desta estejam sempre sob a proteção do GADU em todos os momentos e que nunca se esqueçam que o mais importante em nossas vidas é a nossa familia.Sempre antes de entrarmos em nosso templo meditemos e roguemos ao GADU proteção para os nossos trabalhos e que nosso pensamento naquele instante seja elevado ao mais puro de nossa alma.
    francisco gonzalez ex membro da 118

    ResponderExcluir
  3. Sou Pedro Garcia, ex 118 - filho de Manoel Garcia. Exatamente a historia que meu Pai e Ir.’. contava e vive tudo isso

    ResponderExcluir