domingo, 22 de março de 2009

A Corda de 81 Nós

O Simbolismo da corda de 81 nós nos remonta de época das Assembléias político-judaica dos germanos, como eram realizadas a céu aberto, delimitavam o terreno com lanças fincadas pelos soldados colocodos para manter a ordem.
Essas lanças eram ligadas por nós fortemente dados em uma corda, impedindo a entrada de pessoas não qualificadas.
Os templos egípicios, hebraicos e gregos eram colocados dentro de um recinto e separados do terreno profano por uma corda, e, depois uma vala.
A corda de 81 nós, um dos três ornamentos de uma loja, se localiza no friso próximo ao teto do templo, circundando todas as paredes e terminando nas colunas da entrada, em bolas que representam as virtudes do maçom. (Justiça e Prudência).
A corda se localiza próxima ao teto para que dentro do templo não entre energias negativas e sim somente as positivas, a corda possui 81 nós, sendo 40 ao norte e 40 ao sul e 1 nó sobre o lugar do venerável mestre.
Estes são equidistantes representando a igualdade entre os irmãos.
Inúmeras são as interpretações do simbolismo da corda de 81 nós, pela própria composição estrututal da corda, onde são feitas de forma a entrelaçar fios, assim como os maçons que se unem para provesse de força e união. Representa também, a amplitude do maçom no universo, pos a corda nos lembra a ligação entre dois pontos prevalecendo à individualidade de cada um.
Os nós significam os laços fraternais que os irmãos tem para com os seus o laço de união e de amor.
T.'.F.'.A.'.
Fernando Coppola

Um comentário:

  1. É uma pena que nao se permita copiar e/ou imprimir as peças de arquitetura.

    É uma pena....

    O blog acaba nao servindo para nada !

    Não entro mais !

    EF

    ResponderExcluir